Redes Sociais para o teu negócio

Redes sociais – 5 passos para fazer crescer o teu negócio

As redes sociais são hoje uma ferramenta crucial para qualquer negócio. Dessa forma, tratam-se de canais onde marcas e empresas encontram os seus seguidores e clientes. No entanto, há vários aspetos a considerar na estratégia adotada para a presença nas redes sociais. De facto, o aspeto estratégico é determinante e está ligado aos fatores descritos de seguida.

Assim sendo, vamos abordar os 5 passos para crescer o teu negócio na social media. Pontos que para muitos é básico, porém, acreditamos ser importantes antes de começares a dedicar tempo nessa gestão. Assim sendo, se preferes deixar essa gestão para profissionais, podes pedir aqui o teu orçamento para gestão de redes sociais da IPHS.

As redes sociais são importantes para o teu negócio!

Começando pelo início. As redes sociais são importantes para qualquer negócio. Aliás, referimos isso neste artigo de uma forma ainda mais abrangente. Além disso, chegamos mesmo a detalhar como crescer no Instagram de forma natural.

1. Quais as melhores redes sociais para o teu negócio

A resposta estará dependente da marca e produtos comercializados, que terão um impacto no público-alvo. O Facebook continua a ser a rede social mais usada no mundo, mas o Instagram parece, hoje em dia, uma opção melhor para a maioria dos negócios.

Quais as melhores redes sociais para o teu negócio

No entanto, se o teu negócio depende de respostas rápidas e a uma ligação ainda mais forte com os seguidores, talvez o X (antigo Twitter) seja uma opção a considerar. Para além dessas, há ainda o TikTok, que é uma rede social mais recente, mas que deve ser levada em consideração dado a audiência aí presente. 

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2. Estar a par de tendências e acontecimentos importantes

As redes sociais, na sua génese, são um espelho do que se passa no preciso momento. Os temas aí visíveis são, muitas vezes, um espelho da situação atual no país e no mundo. Consequentemente, as chamadas tendências devem ser tidas em consideração – principalmente em social media como o Instagram, X ou TikTok. Todavia, não são essas as únicas variáveis a ter em conta.

Outro aspeto muito relevante é a perceção e antecipação de datas importantes – nacionais e mundiais. Por exemplo, o conteúdo relacionado a épocas festivas, datas comemorativas e outros acontecimentos poderão ser relevantes para a tua marca e, por isso, devem ser estudados. E claro, quanto mais envolvido nesse tipo de datas, mas envolvida estará a tua marca e o teu negócio com seguidores e potenciais clientes.

Redes sociais importantes para o teu negócio

3. Desenvolver um calendário e agendar conteúdo

Um fator determinante para a organização do conteúdo publicado, bem como daquele é que preciso criar. Igualmente, a calendarização de conteúdo é muito relevante e uma forma de facilitar a gestão das redes sociais no qual o teu negócio está presente.

4. Compreender qual o melhor conteúdo a publicar

Há dois grandes modos de olhar para o conteúdo a publicar – divergindo em conteúdo estático, como imagens, ou dinâmico, como é o caso dos vídeos. O vídeo é um recurso que, sempre que possível, deverá ser alavancado pela tua marca para fazer crescer a presença do teu negócio nas redes sociais. Porquê? Por se tratar daquele que apresenta uma maior taxa de engagement. 

Todavia, as métricas de engagement variam de rede social para rede social. Portanto, ainda que o vídeo seja, para todas elas, o conteúdo mais visado no sentido de reter os seguidores, a verdade é que há outras formas de partilha de conteúdo que não devem ser deixadas de parte. 

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5. Criar campanhas nas redes sociais

A publicidade nas redes sociais oferece um método económico para gerar tráfego e, consoante o objetivo das mesmas, gerar vendas ou leads. Desde o Facebook e Instagram, ao X (antigo Twitter) e TikTok, há inúmeras campanhas que se pode executar baseadas em diversas variáveis. Localização, interesses, dados demográficos, entre outros aspetos, são algumas das variáveis. 

No entanto, a execução de campanhas na social media deve ser o mais estratégica possível e adotar parte dos dados do website do teu negócio, ou do perfil dos teus clientes. Só assim poderás executar as melhores campanhas possíveis.

Finalmente, se tiveres alguma dúvida sobre como poderias alavancar o teu negócio utilizando as redes sociais, coloca a tua dúvida aqui. Iremos ajudar-te do melhor modo que sabemos.