Engagement nas redes sociais

O que é engagement e por que é tão importante

PEngagement e redes sociais são conceitos interligados. É a medida que avalia o modo como as pessoas interagem com a tua marca nas redes sociais. Inclui até uma panóplia de maneiras em como essa interação acontece – com base em likes, comentários, partilhas, entre outros. Similarmente, o engagement varia de rede social para rede social. No Instagram poderá indicar-se, em parte, pelo número de seguidores, mas mais ainda pela percentagem destes que realmente partilham o teu conteúdo com amigos. Por exemplo, no TikTok, pode ter que ver com o número de vezes que o teu vídeo foi adicionado aos favoritos de alguém ou pela frequência com que foi visto. Com efeito, depende de plataforma para plataforma. 

Agora, por que é fundamental para a tua marca? 

Seja um comentário, uma partilha ou um like, cada ação realizada pelos utilizadores contribui significativamente para o sucesso da tua marca de várias maneiras. Dessa maneira, vamos entender como as ações deles, ou seja, o engagement nas redes sociais, beneficiam a sua marca.

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  • Oferece uma melhor presença nos motores de busca: As redes sociais têm um impacto significativo na visibilidade do teu site e motores de busca como o Google. Desse modo, quando as publicações nas redes sociais do teu negócio recebem mais gostos e comentários, isso sinaliza à Google que estas são uma fonte importante de tráfego para a tua empresa. Isto é, a Google poderá enviar mais visitantes para as tuas redes, aumentando o tráfego geral para os teus canais online.
  • Aumenta a visibilidade da tua marca: O engagement demonstra ao algoritmo da plataforma acerca da relevância do teu conteúdo. Dessa maneira, a plataforma tende a aumentar a visibilidade dos teus posts e assim chegar a mais utilizadores e, potencialmente, mais clientes.
  • Recolhe feedback: É através do engagement, como comentários e mensagens, que poderás conseguir feedback por parte dos teus clientes. Para além disso, mais do que qualquer outra métrica, esta é ainda mais relevante porque permite que melhores constantemente o teu produto ou serviço. Para além disso, ajuda-te a refinar estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos mais alinhados com o que os seus clientes desejam e esperam.
  • Impulsiona os objetivos do teu negócio: Um público mais envolvido com a tua marca nas redes sociais é mais propenso a adquirir os teus produtos ou serviços, bem como a recomendá-la a amigos, impulsionando vendas e aumentando a base de clientes do teu negócio.

Engagement nas redes sociais Instagram TikTok

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As 5 principais métricas de redes sociais usadas para medir o engagement

  1. Taxa de engagement: É uma métrica vital que revela com que frequência é que o público interage com o teu conteúdo. Pode ser na forma de likes, comentários ou partilhas.
    Taxa de engagement (%) = (Total de interações / Total de seguidores) × 100
  2. Taxa de amplificação: Mede com que frequência o conteúdo é partilhado em relação número total de seguidores que tens. Existe para avaliar a viralidade do conteúdo.
    Taxa de amplificação (%) = (Total de partilhas de uma publicação / Total de seguidores) × 100
  3. Taxa de viralidade: Indica a frequência de conteúdo partilhado em comparação com o número de vezes que é visto no feed das redes sociais. Diz o quão provável é que o teu conteúdo se torne viral, alcançando pessoas além do n]umero atual de seguidores.
    Taxa de viralidade (%) = (Número de partilhas / Impressões) × 100
  4. Taxa de cliques (CTR): Uma das mais importantes e que provavelmente conhecerás. Portanto, demonstra a frequência com que as pessoas clicam num link na tua publicação para realizar algum tipo de ação – como visitar o site do teu negócio ou fazer uma compra. Diz quão eficaz é o teu conteúdo nas redes sociais.
    Taxa de cliques (%) = (Cliques / Impressões) × 100
  5. Taxa de conversão: Mede a eficácia das publicações nas tuas redes sociais com base na ação tomada pelos seguidores, como a inscrição num evento ou compra de um produto.
    Taxa de conversão (%) = (Conversões / Cliques) × 100 

Em síntese, de tantos aspetos que são extremamente relevantes para a presença da tua marca nas redes sociais, destaca-se o engagement. Ou seja, no fundo, é a forma mais real de estar presente nas redes sociais, uma vez que avalia a veracidade e importância do conteúdo partilhado.

Portanto, se tiveres alguma dúvida sobre como podes dinamizar o engagement nas redes sociais do teu negócio, coloca a tua dúvida aqui. Iremos ajudar-te do melhor modo que sabemos.